Coprologia, também chamado de escatologia, é a área da biologia e da medicina que estuda as fezes humanas. O objetivo é auxiliar no diagnóstico e no prognóstico de doenças do sistema digestivo.
Este é um exame não invasivo que utiliza técnicas laboratoriais, como exame microscópico e pesquisa de parasitos, para obter um conhecimento aprofundado das condições do sistema digestivo.
Sendo assim, ele é solicitado para a avaliação clínica da saúde do sistema digestivo e detectar possíveis doenças gastrointestinais.
Quer entender como é feito o exame de coprologia, para que serve e de que forma este procedimento é realizado? Acompanhe a leitura!
Coprologia é uma área da biologia que estuda as fezes humanas com o objetivo de investigar o sistema digestivo a fim de auxiliar no diagnóstico e prognóstico de doenças.
Este exame envolve a análise das características das fezes, como cor, consistência, cheiro e a presença (ou não) de substâncias, parasitas ou demais microrganismos.
A necessidade do exame surge da busca por diagnosticar uma série de condições de saúde, como infecções intestinais, distúrbios digestivos ou doenças parasitárias, por exemplo, ou apenas para monitorar a saúde do trato gastrointestinal.
Através da avaliação da composição das fezes, esta área de conhecimento serve para analisar e diagnosticar problemas digestivos, como:
- Dificuldades do organismo digerir e absorver nutrientes;
- Presença de bactérias;
- Infecções intestinais;
- Desequilíbrio da flora intestinal;
- Investigar a presença de parasitas e inflamações.
A partir disso, o profissional terá uma visão completa da saúde gastrointestinal do paciente e poderá aderir ao tratamento mais adequado para cada caso.
O exame também pode ajudar a acompanhar a efetividade de tratamentos que já estejam em andamento, mostrando se a intervenção está funcionando ou não.
Se a coprologia é o estudo das fezes em geral, a coprologia funcional trata do exame em si. Ele serve para avaliar o funcionamento do sistema digestivo como um todo, considerando a presença de agentes patológicos e também a forma como o organismo processa e absorve os alimentos.
Este exame não é invasivo e visa estudar as funções motoras, digestivas e a absorção do tubo digestivo.
A análise das fezes envolve observação da cor, consistência, forma e odor, presença de sangue e vermes, além de testes químicos, imunológicos e microbiológicos.
🔸 Quando é solicitado esse exame?
Os profissionais da saúde solicitam este exame em diversas situações, sendo os mais comuns os casos de diarreia persistente, dor abdominal crônica, perda de peso sem motivo aparente, presença de sangue nas fezes ou até mesmo em caso de suspeitas de infecções gastrointestinais.
No entanto, não é somente em casos de suspeita de doenças que o exame pode ser solicitado. Ele também deve ser requisitado em situações de preparação para cirurgias ou para o monitoramento de tratamentos em andamento.
O papel do laboratório que realiza este tipo de exame é analisar, interpretar e liberar resultados que auxiliem o médico para o tratamento adequado de doenças coprológicas.
Para realizar o exame, o paciente deve receber as instruções detalhadas pelo próprio laboratório, sobre como realizar a coleta da amostra de fezes, que deve ser depositada em um recipiente limpo e esterilizado.
No entanto, as orientações podem variar a depender do quadro clínico e da idade do paciente. Além disso, mulheres não podem realizar a coleta do material clínico durante a menstruação.
Após a entrega do material no laboratório, a amostra fecal será examinada macro e microscopicamente a fim de determinar características como consistência, aspecto, forma, cor, odor, viscosidade e a presença de elementos anormais e/ou resíduos alimentares. Também será verificada a presença de parasitas ou vermes.
🔸 Preparo do Exame Coprologico Funcional
Para o paciente, é recomendado uma alimentação rica em substâncias que facilitem a leitura do exame. Dessa forma, deve ser priorizado alimentos que contenham hidratos de carbono, gorduras e proteínas.
Nesse sentido, orienta-se ao paciente que, nos três dias anteriores ao exame, mantenha um regime alimentar normal, mas que inclua carne, leite, batata, feijão e manteiga principalmente.
Outra orientação necessária é aconselhar o paciente a fazer uma boa mastigação e advertir para que não utilize medicamentos específicos como antiácidos, enzimas digestivas, suplementos de ferro, laxantes, antiespasmódicos, antiflatulentos e antidiarreicos.
Também deve-se evitar o consumo de álcool e bebidas com gás nas horas anteriores ao exame.
Com uma rede de mais de 8.000 exames em diversas especialidades, somos a escolha certa para o seu negócio, podemos ajudar a otimizar processos e a oferecer um serviço diferenciado com os mais altos padrões de qualidade e segurança.
Benefícios de ser parceiro do Lab To Lab Pardini:
Acesso a mais de 8.000 exames: Diversas especialidades, incluindo análises clínicas, oncogenética e telemedicina.
Apoio completo: Suporte Técnico e Médico, apoio Jurídico, pré e pós-analítica, apoio financeiro e muito mais focando no crescimento do seu laboratório.
Garantia de qualidade e segurança: Padrões elevados, respaldados pela experiência e confiabilidade do Grupo Fleury.
Parceria de longo prazo: Comprometimento com o sucesso do seu negócio, ajudando a otimizar processos e melhorar o atendimento.
Otimização contínua: Soluções para aprimorar a eficiência no seu laboratório, oferecendo um atendimento diferenciado e de alta qualidade.
Além disso, nosso apoio vai além da terceirização dos exames, com o Lab To Lab Pardini você também adquire um parceiro comprometido com a excelência.





